Diálogos Musicais

O Instituto Biapó, o Museu Casa de Cora Coralina e a Comissão Tricentenário da Cidade de Goiás promoveram outra edição do projeto Goiás Cidade Musical, que aconteceu na lua cheia do dia 30 de setembro, sábado, na cidade de Goiás.

A programação, que faz parte da série Diálogos Musicais, iniciou às 17h, na Associação Mulheres Coralinas, onde foi apresentado o Concerto de Martha Martins (piano) e Johnson Machado (clarineta e saxofone). Às 21h30 a atração se repetiu na sede do Instituto Biapó.

O evento musical teve curadoria de Andréa Teixeira e realização do Instituto Biapó e da Rádio Nova Fogaréu. O repertório trouxe composições nacionais e internacionais. 

 

Conheça os concertistas

A pianista e arranjadora Martha Martins possui Bacharelado em Instrumento/Piano (1990) e Licenciatura em Educação Artística – habilitação em Música (1992), ambos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestrado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário, Rio de Janeiro (2000), diploma de Estudios Avanzados e Grado de Salamanca, pela Universidad de Salamanca, Espanha (2005). Atualmente é professora na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e doutora pelo programa de Doctorado Historia del Arte y Musicología, da Universidad de Salamanca, Espanha (2021). 

Johnson Machado possui doutorado em clarineta pela The University of Kansas, bolsista do programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – Fulbright (orientação do Dr. Larry Maxey e Dra. Stephanie Zelnick), mestrado em Música pela The University of Miami (1998), sob orientação da Dra. Margaret Donaghue, especialização pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1994), com José Carlos de Castro e Bacharelado em clarineta pela Universidade de Brasília (UnB, 1991), na classe de Luiz Gonzaga Carneiro. Ele também estudou no Conservatório de Tatuí, em São Paulo, com Nivaldo Donegá (1987).

É professor do Festival Internacional de Campina Grande, Paraíba, integrou o grupo Assum Trio, da UFG, onde se apresentou em 2013, na The University of North Texas, EUA, e na Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro, em março de 2015. Fez, ainda, a estreia em 2016 do Concerto para Clarineta do compositor brasileiro Liduino Pitombeira, com a Orquestra Sinfônica de Brasília. Johnson Machado obteve o primeiro lugar no “Charleston International Music Competition” – EUA, em novembro de 2021. Também possui mestrado em Jazz, com ênfase em saxofone pela University of Louisville (2021).