Diálogos Musicais

O Instituto Biapó e o Museu Casa de Cora Coralina realizaram uma intensa programação musical durante a noite de Sábado de Aleluia, dia 16 de abril, na cidade de Goiás.

As apresentações se iniciaram às 19h30, na Igreja São Francisco de Paula, com um Concerto para Violoncelo e Piano, com a pianista Consuelo Quireze e a violoncelista Ana Cláudia Assis, sob curadoria do maestro Fernando Cupertino. 

Mais tarde, às 21h30, no Instituto Biapó, foi feita a apresentação do piano Pleyel, instrumento tocado por Chopin e utilizado pelas professoras de Música Ti e Lota Jubé em Goiás. Ele foi doado ao Instituto pela família Ramos Jubé e foi inaugurado por Consuelo Quireze, que interpretou o Prelúdio em Dó Maior, de Johann Sebastian Bach.

Em seguida, às 22 horas, no mesmo lugar, aconteceu o Concerto para Piano, Flauta Transversal, Viola Caipira e Voz, com o Grupo Dueto Brasil, abrindo a série mensal “Diálogos Musicais”, com curadoria de Andréa Luísa Teixeira. Formado por Marcello Linhos (viola caipira e voz) e Andréa Luísa Teixeira (piano e flauta transversal), o Dueto Brasil se dedica a investigar a música goiana desde o século XVIII, divulgando compositores esquecidos no tempo, bem como a música luso-brasileira do mosaico cultural dos dois países. No repertório, também estiveram as músicas tidas como do “Brasil de dentro”, tocadas e cantadas genuinamente pelo povo.

Dentre suas várias apresentações internacionais, destacam-se a do Palácio Foz em Lisboa, com sucesso de crítica e público, e do encerramento do Festival da Primavera da Universidad de Guadalajara, no México. 

Marcello Linhos compõe as trilhas originais da companhia de comédia “Os Melhores do Mundo” há 25 anos. Também é o responsável pelo Grupo “Marcello Linhos e Armorial”, já tendo lançado vários discos como cantor e compositor. 

Detentora de vários prêmios nacionais e internacionais, Andréa é pianista e pesquisadora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG) e divulga a música brasileira em cidades da Europa, nas Américas e na Ásia. É também idealizadora do projeto “Sons do Cerrado”. 

Encerrando a noite musical, às 23 horas, na escadaria da Igreja do Rosário (Largo do Rosário), foi aberta a temporada 2022 de serenatas da cidade.