Diálogos Musicais

O Instituto Biapó e o Museu Casa de Cora Coralina realizaram mais uma edição do Goiás Cidade Musical, que prestou uma homenagem a Elder Camargo de Passos, na lua cheia do dia 8 de outubro, sábado, na cidade de Goiás. 

A programação instrumental teve início com a série Diálogos Musicais, com curadoria da pianista Andréa Teixeira, a partir das 21h30, no Instituto Biapó. A apresentação ficou por conta da Aula Espetáculo de Robervaldo Linhares sobre o Piano da Belle Époque Brasileira, baseada em seu livro “Como é bom poder tocar um instrumento: pianeiros na cena urbana brasileira”, contemplado com o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música de 2013.

Pianista e musicólogo, Robervaldo Linhares conquistou o 1º Prêmio do Concurso Nacional de Piano Art-Livre em São Paulo (2002) e o 1º Prêmio do Concurso Nacional de Piano do Instituto Brasil-Estados-Unidos no Rio de Janeiro (1997). Bacharel em música e piano pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB), é professor na UFG desde 2009, tendo sido coordenador do curso de Licenciatura em Música (2012-2015), e desenvolve pesquisas que procuram conciliar a prática musicológica com a prática interpretativa.

Grande intérprete e divulgador do repertório dos séculos XX e XXI, sobretudo da obra de Seymour Bernstein, Almeida Prado e Estércio Marquez Cunha, Linhares é requisitado constantemente pela nova geração de compositores para interpretar suas obras em estreias mundiais. Tem participado de recitais em diversas cidades do Brasil e do exterior. Em novembro de 2017, em sua turnê europeia, se apresentou em Portugal, na Espanha e na Alemanha. Em 2019, como parte de sua licença-capacitação, desenvolveu uma pesquisa sobre Aurelio Cavalcanti, com supervisão do Prof. Dr. Adalberto Paranhos, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente, é coordenador do curso de Licenciatura em Música da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG.