Tributo Musical Chiquinha Nunes

O Programa Cidade de Goiás 20 anos Patrimônio Mundial prestou homenagem às Mulheres Fundamentais, que se fazem presentes por serviços legados à coletividade vilaboense por meio da cultura.

Este projeto foi realizado em 2021 e 2022, estando definidas: Consuelo Ramos Caiado, ativista e destacada presidente do Gabinete Literário Goyano, Nhanhá do Couto, musicista e promotora cultural, juntamente com suas neta, pianista e cronista Belkiss Spencière Carneiro de Mendonça; Irmã Aspásia, benfeitora da cidade e seus habitantes por mais de 25 anos de serviços prestados e Jacinta Luíza do Couto, colaboradora de jornais de circulação nacional e mãe de Cora Coralina, entre outras Mulheres Fundamentais da cidade e Goiás.

Os Tributos Musicais às Mulheres Fundamentais ficaram a cargo do maestro Fernando Cupertino e ocorreram nos respectivos meses de nascimento das homenageadas, sendo que as Leodegária e Cora, nascidas no mesmo mês, foram homenageadas na mesma ocasião. O Tributo Musical à Chiquinha Nunes aconteceu na sede do Instituto Biapó, no dia 30/10/2021, com exibição de obras de suas criação.

Chiquinha Nunes

Mulher Fundamental para a distinção de gerações de artistas vilaboense que se utilizam de diferentes matérias para suas expressões artísticas.

Foi a primeira a fazer um quadro com areia, que viera da Alemanha, tornando-se pioneira na técnica posteriormente aprimorada, aclimatada (com areia da Serra Dourada) e desenvolvida por Goiandira do Couto ; e que hoje continua por meio de outros artistas.